segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Incidência do cancro do cólon está aumentar entre os portugueses

Dados apresentados nas XVIII jornadas do Registo Oncológico Regional do Sul

A incidência do cancro do cólon está aumentar entre os portugueses, este é um dos dados estatísticos apresentados nas XVIII jornadas do Registo Oncológico Regional do Sul, que decorreram esta semana em Olhão.

A responsável do Registo Oncológico Regional do Sul (ROR-Sul), Ana Miranda, revelou à agência Lusa que, “os tumores do cólon continuam a assumir um papel muito relevante ao nível da incidência e da mortalidade no âmbito dos tumores, quer na mulher quer no homem. Antigamente o estômago tinha um papel muito relevante e neste momento está a perder essa relevância em relação aos tumores do cólon”.

Este é um dos dados estatísticos que podem ser aferidos com uma nova plataforma, que estará disponível num portal on-line para pesquisa por parte de todos os interessados, adiantou a responsável.

Ana Miranda salientou que um dos temas mais importantes e em foco nestas jornadas “tem a ver com bases de dados em saúde” porque existem várias “e é bom que se saiba aquilo que se pode obter para não replicar trabalho” e assim “haver economia de tempo”.

“Um doente oncológico vai a mais de uma instituição e tínhamos duplicação e triplicação dos dados. Com o novo formato, com o portal, todos as instituições acedem e registam apenas o que fizeram ao doente. Vamos obter informação de maior qualidade, mais completa”, adiantou.

A responsável do ROR-Sul adiantou ainda que a ferramenta para a Internet “que vai conter e disponibilizar dados de incidência, sobrevivência e mortalidade” vai permitir “saber o número de casos que aconteceram por região, por distrito, os casos que ocorreram em mulheres com menos de 35 anos ou que tiveram cancro da mama em 2005”.

“Daqui para a frente haverá dados ano a ano e isto vai permitir, daqui a uma década, analisar tendências e fazer projecções para os próximos anos, o que com anos agregados não conseguíamos fazer”, acrescentou a especialista.

(Fonte: http://www.alert-online.com/pt/news/health-portal/incidencia-do-cancro-do-colon-esta-aumentar-entre-os-portugueses?utm_source=NL_NOTICIAS&utm_medium=email&utm_campaign=NL_AHP_20110214)

Sem comentários:

Enviar um comentário