sábado, 9 de fevereiro de 2019

Oferta de cuidados de saúde mental a crianças e jovens é "muito deficiente"
Dados do relatório “Gerações Mais Saudáveis”
A oferta de cuidados de saúde mental dirigidos a crianças e jovens em Portugal “é muito deficiente”, havendo poucos serviços de psiquiatria específicos e com recursos escassos, e psicólogos nos centros de saúde.
 
O retrato é feito pelo Conselho Nacional de Saúde, no relatório “Gerações Mais Saudáveis” que se centra nas políticas públicas de promoção da saúde nas crianças e jovens até aos 18 anos.
 
“A oferta de cuidados de saúde mental da infância e da adolescência está longe de suprir as necessidades da população e muito longe das metas traçadas no Plano Nacional de Saúde Mental”, refere o relatório a que a agência Lusa teve acesso.
 
O Conselho Nacional de Saúde recomenda que seja reforçada a prestação de cuidados de saúde mental na infância e adolescência, lembrando que a prevalência de perturbações emocionais e do comportamento nestas fases da vida “tem vindo a adquirir uma dimensão importante”.
 
Estima-se que entre 10% a 20% das crianças tenham um ou mais problemas de saúde mental, sendo que apenas 25% do total são referenciadas a serviços especializados.
 
Apesar de recordar estes dados, o relatório do Conselho Nacional de Saúde indica que os dados epidemiológicos sobre saúde mental em crianças e jovens é “muito limitado”, considerando fundamental haver investigação nesta área.
 
Quanto aos cuidados, nos centros de saúde o Conselho sublinha o “deficiente acesso a apoio especializado na área da psicologia”, com cerca de 350 psicólogos a trabalhar nos cuidados de saúde primários no Serviço Nacional de Saúde (SNS). Também é considerada importante a inclusão de psicólogos nas equipas de saúde escolar.
 
Atualmente, Portugal tem 21 unidades de psiquiatria da infância e adolescência em estruturas do SNS, embora com “recursos escassos”. Existem ainda nove serviços locais de psiquiatria da infância e adolescência, que desenvolvem atividades de âmbito alargado. Previa-se a abertura de 13 novos serviços até 2012, mas só abriram quatro desses serviços.
 
Fonte - ALERT Life Sciences Computing, S.A. (http://www.alert-online.com/pt/news/health-portal/oferta-de-cuidados-de-saude-mental-a-criancas-e-jovens-e-muito-deficiente?utm_source=NL_NOTICIAS&utm_medium=email&utm_campaign=NL_AHP_20181217)

Sem comentários:

Enviar um comentário