quarta-feira, 21 de novembro de 2018

Massa muscular deveria tornar-se um novo sinal vital
Estudo publicado na revista “Annals of Medicine”
Uma equipa de investigadores defende que a medição da massa muscular deveria tornar-se um novo sinal vital, tal como a tensão arterial, peso e outros, especialmente nos pacientes com doenças crónicas.
 
A recomendação é o resultado de uma revisão exaustiva conduzida por Carla Prado, da Universidade de Alberta, no Canadá, e equipa, que confirma que a pouca massa muscular está associada a um maior risco de complicações graves de saúde e uma menor sobrevivência. 
 
Com efeito, os estudos demonstraram ainda que a pouca massa muscular foi associada a mais complicações pós-cirúrgicas, mais tempo de internamento, menor função física e pior qualidade de vida.
 
Os investigadores analisaram mais de 140 estudos efetuados entre janeiro de 2016 e janeiro de 2017, em contexto de internamento, consulta externa e cuidados de longa duração, tendo concluído que a massa muscular diz muito sobre o estado de saúde geral de um paciente, como ilustrado abaixo.
 
Um estudo demonstrou que as mulheres com cancro da mama e com maior massa muscular tinham uma possibilidade quase 60% maior de sobreviverem.
 
Outro estudo indicou que os pacientes nos cuidados intensivos que tinham mais massa muscular passavam menos tempo com o ventilador e nos próprios cuidados intensivos e apresentaram uma maior propensão de sobreviverem.
 
Os pacientes com doença pulmonar obstrutiva crónica e mais massa muscular apresentam melhores resultados respiratórios e menor ocorrência de osteopenia ou osteoporose, concluiu outra investigação.
 
Relativamente aos cuidados de longa duração, um estudo descobriu que os pacientes com menos massa muscular apresentavam Alzheimer mais severa. 
 
Por isso, Carla Prado defende que a massa muscular deveria tornar-se um novo sinal vital, argumentando que o índice de massa corporal não consegue distinguir entre a massa gorda e a massa magra (muscular) num paciente. A autora conclui que a identificação de pouca massa muscular e respetivo tratamento poderá melhorar significativamente os resultados de saúde.
 
Fonte - ALERT Life Sciences Computing, S.A. (http://www.alert-online.com/pt/news/health-portal/massa-muscular-deveria-tornar-se-um-novo-sinal-vital?utm_source=NL_NOTICIAS_DESTAQUES&utm_medium=email&utm_campaign=NL_AHP_20181029)

Sem comentários:

Enviar um comentário