domingo, 28 de maio de 2017

Doença crónica na infância associada a problemas mentais mais tarde
Estudo publicado na “Journal of Child Psychology and Psychiatry”
 

Um novo estudo sugere que passar por uma doença física crónica na infância poderá repercutir-se na saúde mental do paciente após a infância e adolescência, até à idade adulta.
O estudo conduzido por uma equipa de investigadores da Universidade de Sussex e University College London, Reino Unido, teve por base a análise sistemática de uma multiplicidade de estudos clínicos e apurou que ter aquele tipo de doenças na infância faz aumentar a probabilidade de se vir a sofrer de ansiedade e depressão na idade adulta.
Para a investigação, Darya Gaysina, investigadora principal da Universidade de Sussex, e equipa procuraram nos estudos analisados que envolveram uma amostra de cerca de 45.000 participantes, possíveis associações entre oito doenças crónicas como o cancro, asma e artrite, na infância, e problemas emocionais experienciados numa fase posterior da vida.
“Sabe-se muito pouco sobre os efeitos de longa duração da doença física crónica na infância sobre a saúde mental. Os nossos resultados demonstram que a doença física crónica na infância estava associada de forma significativa à depressão em adulto, na amostra total de mais de 45.000 participantes que estudámos”, comentou a investigadora relativamente aos resultados da análise.
A especialista indicou ainda que a doença crónica na infância mais associada à depressão na idade adulta era o cancro. Darya Gaysina ressalva que existem muito poucos estudos sobre outras doenças crónicas, mas que, no entanto, quando retiraram o cancro da amostra estudada, a associação entre aquele tipo de doenças e problemas emocionais mais tarde, permanecia. 
A autora conclui que “não é só o cancro que está associado a problemas emocionais em adulto” e que esta relação pode ajudar os médicos da área da saúde mental a abordarem os jovens pacientes com doenças crónicas de uma forma diferente.
Darya Gaysina conclui que face a estes resultados torna-se muito importante adotar estratégias de prevenção e intervenção sobre a saúde mental dos pacientes de doenças crónicas na juventude, de forma a tratar problemas com a saúde mental antes que se desenvolvam para doenças mais graves e de longo prazo.
Fonte - ALERT Life Sciences Computing, S.A (http://www.alert-online.com/pt/news/health-portal/doenca-cronica-na-infancia-associada-a-problemas-mentais-mais-tarde?utm_source=NL_NOTICIAS_DESTAQUES&utm_medium=email&utm_campaign=NL_AHP_20170522)

Sem comentários:

Enviar um comentário