quinta-feira, 17 de novembro de 2016

Benefícios dos “Doutores Palhaços” comprovados
Dados do projeto “Rir é o melhor remédio?”
 
A ajuda que os “Doutores Palhaços” fornecem às crianças para que estas se esqueçam que estão num hospital é reconhecida por 92% dos profissionais de saúde e 85% consideram que as crianças colaboraram mais com os tratamentos ou exames, após as visitas.
 

O estudo, ao qual a agência Lusa teve acesso, constatou que 73% dos profissionais inquiridos referiram que as crianças apresentam maiores e/ou mais rápidas evidências clínicas de melhoria após contacto com os “Doutores Palhaços” da Operação Nariz Vermelho.
 

O projeto “Rir é o melhor remédio?” foi desenvolvido nos últimos seis anos, em parceria com o Centro de Investigação em Educação da Universidade do Minho, e vai ser apresentado quinta-feira, no Porto, na cerimónia de assinatura do Protocolo de Cooperação entre o Centro Maternoinfantil do Norte (CMIN) e a Operação Nariz Vermelho, nas instalações do hospital.
 

A Operação Nariz Vermelho, que este ano celebra o seu 14.º aniversário, inaugura naquele dia, no CMIN o seu 14.º programa de visitas. O objetivo destas sessões nos hospitais é partilhar com a comunidade médica as mais-valias do trabalho destes profissionais.
 

Os resultados da investigação “refletem as evidências científicas do nosso trabalho junto das crianças, familiares e profissionais de saúde” referiu à agência Lusa, Susana Ribeiro, coordenadora do Núcleo de Investigação da ONV.
 

“Há muito que conhecemos este impacto e agora o ‘Rir é o melhor remédio?’ permite-nos partilhá-lo com a sociedade”, disse a responsável.
 

De acordo com Susana Ribeiro, entre os inquiridos para esta investigação, em vários hospitais do país visitados pela ONV, 99% dos pais manifestaram gratidão pelos “Doutores Palhaços”.
 

A responsável adiantou que “98% dos pais consideram que os ‘Doutores Palhaços’ são uma parte importante da equipa de cuidados das crianças hospitalizadas e 99% referem que gostariam que visitassem as crianças com mais frequência”.
 

A Operação Nariz Vermelho (ONV) é uma Instituição Particular de Solidariedade Social, sem vínculos políticos ou religiosos, que promove semanalmente visitas de “Doutores Palhaços” às enfermarias pediátricas de 13 hospitais do país.
 

O objetivo desta instituição é tornar mais alegre a vivência das crianças hospitalizadas e dos seus familiares. A ONV existe oficialmente desde 2002 e conta atualmente com uma equipa de 22 “Doutores Palhaços” e nove profissionais nos bastidores.
 

 Fonte - ALERT Life Sciences Computing, S.A. http://www.alert-online.com/pt/news/health-portal/beneficios-dos-“doutores-palhacos”-comprovados?utm_source=NL_NOTICIAS&utm_medium=email&utm_campaign=NL_AHP_20161114

Sem comentários:

Enviar um comentário