domingo, 25 de setembro de 2016

Uma hora de exercício elimina risco de estar oito horas sentado
Estudo publicado na revista “The Lancet”

 
Os riscos de saúde associados ao facto de se estar sentado durante oito ou mais horas por dia podem ser eliminados através da prática de uma hora de exercício físico, sugere um estudo publicado na revista “The Lancet”.
 
A inatividade física está associada a um risco aumentado de doença cardíaca, diabetes, alguns cancros e a mais de cinco milhões de mortes por ano.
 
Para o estudo, uma equipa internacional de investigadores analisou 16 estudos que incluíram mais de um milhão de indivíduos. Os participantes foram divididos em quatro grupos, dependendo do nível de atividade física moderada praticada, que variava desde menos de cinco minutos a 60 minutos por dia. O exercício de intensidade moderada foi definido como caminhar 9km/h ou pedalar a 16 km/h. 
 
Os investigadores verificaram que a prática de 60 a 75 minutos de exercício de intensidade moderada por dia era suficiente para eliminar o risco aumentado de morte precoce associado ao estar sentado ao longo de oito horas por dia. 
 
O estudo apurou que os indivíduos que estavam sentados oito horas por dia, mas eram fisicamente ativos, tinham um menor risco de morte comparativamente com aqueles que passavam menos horas sentados mas eram menos ativos. Estes resultados sugerem que a atividade física é particularmente importante, independentemente do número de horas que um indivíduo passa sentado.
 
A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda um mínimo de 150 minutos de atividade física por semana para os adultos, o que fica muito abaixo dos 60 a 75 minutos diários identificados neste estudo.
 
"Tem havido muita preocupação com os riscos para a saúde associados aos atuais estilos de vida mais sedentários. A nossa mensagem é positiva: é possível reduzir - ou até eliminar - estes riscos se formos suficientemente ativos, mesmo sem ter de fazer desporto ou ir ao ginásio", referiu, Ulf Ekelund, da Universidade de Cambridge, no Reino Unido.
 
O investigador refere que para muitas pessoas, que vão de transportes para o trabalho e têm empregos de escritório, não há como escapar a estar sentado por longos períodos tempo. Assim, aconselha a fazer uma caminhada à hora do almoço, correr de manhã ou ir de bicicleta para o emprego. 
 
“Uma hora de atividade física por dia é o ideal, mas se isso for impossível, pelo menos fazer algum exercício todos os dias ajuda a reduzir o risco", concluiu.
 
Fonte - ALERT Life Sciences Computing, S.A. http://www.alert-online.com/pt/news/health-portal/uma-hora-de-exercicio-elimina-risco-de-estar-oito-horas-sentado?utm_source=NL_NOTICIAS&utm_medium=email&utm_campaign=NL_AHP_20160816

Sem comentários:

Enviar um comentário