quinta-feira, 5 de maio de 2016

Dia da Higiene das Mãos

05 maio 2016

No próximo dia 5 de maio de 2016 assinala-se o “Dia da Higiene das Mãos”. A Direção-Geral da Saúde através do Programa de Prevenção e Controlo da Infeção e de Resistência aos Antimicrobianos (PPCIRA) promove um evento alusivo à prática da Higiene das Mãos e às Precauções Básicas de Controlo de Infeção no seu todo.

Constitui objetivo central deste evento, reunir os Grupos Regionais e Locais do PPCIRA, dirigentes e profissionais de saúde em geral, para refletir e debater estratégias de melhoria no âmbito da prevenção e controlo de infeção e da resistência aos antimicrobianos. De igual modo, pretende-se divulgar experiências de boas práticas na implementação da Campanha das Precauções Básicas de Controlo de Infeção (PBCI), permitindo troca de experiências e discussão de estratégias e metodologias de implementação.

Os profissionais de saúde (incluindo os Fisioterapeutas) podem inscrever-se no referido evento através deste formulário eletrónico.

Para mais informações consulte o Programa Provisório.


Para o efeito, a DGS disponibiliza no seu site oficial (microsite do PPCIRA) diversos materiais técnicos e promocionais alusivos a esta temática, para que possam ser utilizados livremente pelas Unidades de Saúde, no seu evento interno comemorativo da Semana das PBCI (Precauções Básicas de Controle de Infeção), acessíveis em:
  1. Abrir link https://www.dgs.pt/programa-de-prevencao-e-controlo-de-infecoes-e-de-resistencia-aos-antimicrobianos.aspx,
  2. Procurar : Campanha de Precauções Básicas de Controlo de Infeção (CPBCI),
  3. Ver no subnível: Campanha de Higiene das Mãos » Material de Implementação da Campanha,
  4. Consultar/Abrir, especialmente os pontos 1, 2, 3, e 8, que estão diretamente relacionadas com os Fisioterapeutas.

Realçamos também que poderão aceder à página da OMS, para obter informação e outros materiais promocionais de apoio atualizados alusivos ao Dia 5 de maio de 2016, através do seguinte link: http://www.who.int/gpsc/5may/en/.

Sem comentários:

Enviar um comentário