segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Medo da mãe passa para filho através do odor
Estudo publicado na “Proceedings of the National Academy of Sciences”

Os medos das mães são transferidos para os filhos através de odores que libertam quando experimentam essa sensação, descobriu uma equipa de investigadores.

A equipa da Univesity of Michigan Medical School e da New York University, ambas nos EUA, baseou-se no estudo de mães ratos e crias para tentar perceber como é que o medo ou uma experiência traumática são transmitidos da mãe para o filho mesmo quando o evento ocorre durante o período de gestação.

A descoberta da equipa ajudou os investigadores a identificarem a área do cérebro específica onde a transmissão do medo se aloja durante os primeiros dias de vida, o que pode levar a uma melhor compreensão do facto de nem todos os filhos com mães que tenham passado por experiências traumáticas experienciarem os mesmos efeitos.

A equipa concentrou-se numa estrutura cerebral denominada amígdala cerebral, através da utilização de imagiologia do cérebro, de estudos de atividade genética em células cerebrais isoladas e do estudo do cortisol no sangue.

Para o estudo, os investigadores ensinaram ratos fêmea não prenhas a terem medo do odor da hortelã-pimenta, dando-lhes choques elétricos suaves sempre que sentiam o aroma.

Após terem dado à luz, os investigadores apresentaram o odor da hortelã-pimenta aos animais mas sem os choques elétricos para lhes provocarem medo. Havia um grupo de controlo que não tinha medo do cheiro da hortelã-pimenta. A equipa expôs o odor a crias de ambos os grupos, tanto com as mães por perto como afastadas.

Os ratinhos bebé aprenderam o medo das mães através dos odores que estas emitiam ao serem expostas ao medo. O mesmo medo foi provocado nos bebés ao ser-lhes apresentado o cheiro da mãe ausente ao reagir ao odor da hortelã-pimenta.

No entanto, quando os investigadores apresentaram aos bebés ratos uma substância que bloqueava a atividade da amígdala, estes já não foram capazes de aprender o medo à hortelã-pimenta a partir das mães.

“O nosso estudo demonstra que as crianças pequenas podem aprender a partir da expressão materna do medo, num estado muito inicial da sua vida. Antes de poderem mesmo passar pelas suas próprias experiências, adquirem basicamente as experiências das mães. O mais importante é que essas memórias transmitidas pela mãe são de longa duração, ao passo que outros tipos de aprendizagem na primeira infância, se não forem repetidas, desaparecem rapidamente”, comenta Jacek Debiec, neurocientista e psiquiatra na University of Michigan.

Nos humanos, tem sido observado que o trauma emocional passa de geração em geração, como é o caso dos descendentes dos sobreviventes do holocausto. O facto de o medo patológico poder ser socialmente transmitido às crianças passa a ser alvo de preocupação clínica.

Embora não se saiba ainda se esta descoberta se aplica a humanos, é já sabido que o odor da mãe pode acalmar um bebé.
 
Fonte - ALERT Life Sciences Computing, S.A. (http://www2.alert-online.com/pt/news/health-portal/medo-da-mae-passa-para-filho-atraves-do-odor?utm_source=NL_NOTICIAS&utm_medium=email&utm_campaign=NL_AHP_20140901)

Sem comentários:

Enviar um comentário