terça-feira, 24 de junho de 2014

Dor crónica em Portugal ascende aos 4.600 milhões de euros
Estudo da Universidade do Porto


Os custos diretos e indiretos anuais relacionados com a dor crónica em Portugal ascendem aos 4.600 milhões de euros, dá conta um estudo da Faculdade de Medicina do Porto.
 
“A investigação demonstrou que os custos diretos anuais, relacionados com consultas, exames e tratamentos para a dor, atingiram um valor de 1.997 milhões de euros, enquanto os custos indiretos anuais, devidos ao absentismo, aposentação precoce e perda de emprego, atingem os 2.645 milhões de euros, contabilizando, assim, um custo total anual de 4.611 milhões de euros. Este valor é manifestamente significativo, representando 2,7% do PIB nacional”, explicou o coordenador da investigação Luís Azevedo.
 
O estudo, ao qual a agência Lusa teve acesso, apurou também que a média dos custos totais anuais por indivíduo com dor crónica foi de 1.883 euros, estando 43% relacionados com custos diretos e 57% com custos indiretos.
 
“Além da sua alta frequência e o seu impacto individual e social, a dor crónica tem mostrado estar fortemente associada a uma grande utilização de serviços de saúde, a uma importante redução da produtividade no trabalho e consequentemente a grandes custos diretos e indiretos”, acrescentou Luís Azevedo.
 
O estudo foi realizado, numa primeira fase, a partir de uma amostra de 5.094 pessoas, selecionadas aleatoriamente e representativas da população adulta portuguesa. A segunda fase do estudo contemplou uma análise mais detalhada de 562 pessoas com dor crónica identificadas na primeira fase.
 
Em Portugal, a dor crónica afeta mais de 30 por cento dos adultos portugueses. É uma situação de dor persistente que, se não for seguida e tratada de modo adequado, poderá afetar gravemente a qualidade de vida das pessoas e pode levar à incapacidade total ou parcial para o trabalho.
 
Fonte - ALERT Life Sciences Computing, S.A 8http://www2.alert-online.com/pt/news/health-portal/dor-cronica-em-portugal-ascende-aos-4600-milhoes-de-euros?utm_source=NL_NOTICIAS&utm_medium=email&utm_campaign=NL_AHP_20140623)

Sem comentários:

Enviar um comentário