segunda-feira, 31 de março de 2014

Sono deveria ser prescrito para o tratamento de doenças metabólicas
Estudo publicado no “The Lancet Diabetes & Endocrinology”


Os problemas de sono deveriam ser tidos em conta no âmbito do tratamento e prevenção das doenças metabólicas, nomeadamente da diabetes tipo 2 e obesidade, defende um estudo publicado na revista “The Lancet Diabetes & Endocrinology”.
 
Os investigadores liderados por Bernd Schultes, do eSwiss Medical and Surgical Centre, na Suíça, explicam que para além da predisposição genética, a saúde metabólica é também dependente de fatores associados ao comportamento como os hábitos alimentares e a atividade física. Nos últimos anos, a perda de sono, associada ao estilo de vida das sociedades modernas, tem sido encarada como mais um fator que afeta a saúde metabólica.
 
Assim na opinião dos autores do estudo, o tratamento de alguns tipos de distúrbios de sono, como a apneia de sono, poderá ter um efeito benéfico direto na saúde metabólica dos pacientes. Contudo, atualmente as pessoas não dormem o suficiente. Este é um problema que resulta muitas vezes do tempo que as pessoas despendem com os dispositivos eletrónicos, nomeadamente com os tablets ou videojogos.
 
Adicionalmente, a interrupção do ciclo de sono e vigília ao que os indivíduos que trabalham por turnos são submetidos também parece estar claramente associada com uma deficiente saúde metabólica, a qual é acompanhada por um aumento da taxa de doenças crónicas e mortalidade precoce.
 
Apesar de vários estudos epidemiológicos terem observado que havia uma associação clara entre uma fraca qualidade de sono e as doenças metabólica, até há pouco tempo, a razão desta associação ainda não estava devidamente esclarecida. Contudo, alguns estudos experimentais têm demonstrado que há de facto um efeito direto da perda de sono na capacidade do organismo metabolizar a glucose, controlar o consumo de alimentos e manter um equilíbrio energético.
 
“Estes achados apontam para novas estratégias de intervenções que tenham por alvo a epidemia das doenças metabólicas e as condições a elas associadas. Estudos futuros irão demonstrar se as intervenções que melhoram a duração e qualidade do sono podem impedir ou até reverter os traços metabólicos adversos”, referem os autores do estudo.
 
Entretanto, de acordo com os achados até à data apurados, os profissionais de saúde deveriam motivar os seus pacientes a dormir adequadamente, concluem os investigadores.
 
Fonte - ALERT Life Sciences Computing, S.A. (http://www1.alert-online.com/pt/news/health-portal/sono-deveria-ser-prescrito-para-o-tratamento-de-doencas-metabolicas?utm_source=NL_NOTICIAS_DESTAQUES&utm_medium=email&utm_campaign=NL_AHP_20140331)

Sem comentários:

Enviar um comentário