sábado, 11 de janeiro de 2014



“Doenças Reumáticas: Produtividade, Empregabilidade e Saúde Social”
Mais de metade dos pacientes sente produtividade afetada
Os doentes reumáticos sentem que a sua produtividade profissional é afetada pela doença, dá conta um estudo intitulado “Doenças Reumáticas: Produtividade, Empregabilidade e Saúde Social”.
 
O estudo, ao qual a agência Lusa teve acesso, inquiriu cerca de 500 indivíduos, tendo apurado que cerca de 55,7% das pessoas sentiram a sua produtividade afetada e, destas, 43,5% indicaram que a produtividade foi afetada em mais de 50%. Como resultados dos problema de saúde, seis em cada 10 inquiridos revelaram ter perdido entre uma a oito horas de trabalho na semana anterior ao inquérito, enquanto dois em cada 10 disseram ter perdido entre 20 a 40 horas. Relativamente às atividades diárias normais não relacionadas com o trabalho, mais de 85% dos doentes questionados indicou sofrer de limitações fora do contexto laboral pela sua doença reumática.
De acordo com o questionário, a lombalgia, a dor na coluna cervical, a tendinite no punho ou mão e a dor na coluna dorsal são as patologias mais frequentemente relatadas pelos inquiridos.
O estudo inclui vários tipos de profissionais, como pessoal administrativo, técnicos de nível intermédio, trabalhadores de serviços de proteção e segurança, profissionais das forças armadas, especialistas de atividades intelectuais, trabalhadores da indústria e da agricultura, representantes dos poderes legislativos, gestores executivos e trabalhadores não qualificados.
De acordo com a representação em Portugal da organização internacional não lucrativa “Fit for Work Europe”, as doenças reumáticas são as patologias crónicas mais prevalentes no adulto, motivando “um tremendo impacto”.
Estas são ainda as doenças que consomem mais cuidados de saúde primários, que implicam maior incapacidade temporária (expressa em dias de baixa) e que são responsáveis por um maior número de reformas antecipadas por invalidez.

Fonte - http://www.alert-online.com/pt/news/health-portal/%E2%80%9Cdoencas-reumaticas-produtividade-empregabilidade-e-saude-social%E2%80%9D

Sem comentários:

Enviar um comentário