segunda-feira, 15 de abril de 2013

Doenças reumáticas: necessitam de reforço das especialidades
Declarações do secretário de Estado da Saúde


As doenças reumáticas necessitam de uma integração mais eficaz entre os cuidados primários e hospitalares e de um “reforço das especialidades” nos hospitais, defendeu o secretário de Estado da Saúde.
 
“Entre 20 a 30% da população em Portugal sofrerá de doenças reumáticas, que causam um tremendo sofrimento individual e custos sociais muitíssimo importantes”, muitos dos quais são decorrentes das reformas antecipadas, revelou à agência Lusa Manuel Teixeira.
 
Sendo um “problema de saúde pública”, estas doenças constituem “um desafio muito grande para os sistemas de saúde”, que se torna ainda maior “quando se vivem situações em que os recursos se tornam bastante mais escassos”, como a situação que o país atravessa.
 
De acordo com Manuel Teixeira, a “boa gestão da doença reumática necessita de uma grande proximidade ao sistema de saúde, de bons cuidados primários, de uma boa integração entre os cuidados primários e os cuidados hospitalares e o reforço das especialidades nos cuidados hospitalares”. Contudo, “o sistema de saúde português ainda não atingiu de forma perfeita esse objetivo”.
 
“A gestão da doença crónica em Portugal ainda não é feita de forma tão integrada como é desejável e absolutamente necessária, sendo necessário trabalho adicional”, disse o governante.
Manuel Teixeira salientou ainda a importância da plataforma de dados de saúde para cumprir este objetivo, uma vez que permite aos profissionais de saúde, independentemente do local onde estão a exercer a sua atividade, aceder aos registos clínicos dos utentes.
 
“A plataforma já está implementada na maioria dos serviços do Serviço Nacional de Saúde. Isto vai permitir que os contactos dispersos dos doentes feitos em vários serviços de saúde tenham um fio condutor, centrado no próprio doente”, explicou.
 
Para o secretário de Estado, é necessário garantir que os tratamentos que os doentes estão a receber são os adequados: “A sociedade exige de uma forma veemente que os tratamentos que são muitos dispendiosos garantam ganhos em saúde”.
 
António Vilar frisou que “não há nenhuma doença que faça sofrer tanto, tanta gente, durante tanto tempo” como a artrite reumatoide, que afeta cerca de 40.000 portugueses.
 
Fonte - ALERT Life Sciences Computing, S.A. (http://www.alert-online.com/pt/news/health-portal/doencas-reumaticas-necessitam-de-reforco-das-especialidades?utm_source=NL_NOTICIAS&utm_medium=email&utm_campaign=NL_AHP_20130415)

Sem comentários:

Enviar um comentário