segunda-feira, 30 de julho de 2012

Dieta rica em sal aumenta risco de osteoporose e cálculos renais

Estudo publicado no “American Journal of Physiology - Renal Physiology”
27 Julho 2012


As dietas ricas em sal diminuem os níveis de cálcio e aumentam o risco de osteoporose e cálculos renais, sugere um estudo publicado “American Journal of Physiology - Renal Physiology”.
 
A comunidade científica sempre procurou perceber por que motivo os indivíduos que seguem uma dieta rica em sal têm um risco aumentado de desenvolver osteoporose e cálculos renais, neste estudo os investigadores da University of Alberta, nos EUA, descobriram uma associação importante entre o sal e o cálcio.
 
“Identificámos uma molécula responsável pela reabsorção de sódio no organismo que também controla o armazenamento de cálcio”, revelou, em comunicado de imprensa, o líder do estudo, Todd Alexander.
 
O investigador explica que perante a ingestão de uma dieta rica em sal, o organismo excreta-o, através da urina, conjuntamente com o cálcio, o que conduz à depleção deste mineral. Os níveis elevados de cálcio na urina levam ao desenvolvimento de cálculos renais, e por outro lado, o seu baixo nível de armazenamento conduz à osteoporose.
 
Os autores do estudo verificaram que os ratinhos que não expressavam a molécula NH3 excretavam mais cálcio e absorviam uma menor quantidade deste mineral em comparação com os ratinhos controlo.
 
“Quando o organismo tenta baixar os níveis de sal através da urina, também diminui simultaneamente os níveis de cálcio”, revelou o investigador.
 
“Estes resultados são importantes pois as pessoas estão cada vez mais a consumir elevadas quantidades de sal através da dieta, o que significa um armazenamento de cálcio cada vez mais pobre. Os nossos resultados apoiam a importância da adoção de uma dieta com baixo teor de sal e também explicam o motivo pelo qual os alimentos processados devem conter baixos níveis deste mineral”, conclui Todd Alexander.
 
Fonte - ALERT Life Sciences Computing, S.A (http://www.alert-online.com/pt/news/health-portal/dieta-rica-em-sal-aumenta-risco-de-osteoporose-e-calculos-renais?utm_source=NL_NOTICIAS&utm_medium=email&utm_campaign=NL_AHP_20120730)

Sem comentários:

Enviar um comentário