quinta-feira, 29 de março de 2012

Esclerose Múltipla - Primeiro medicamento oral aprovado em Portugal

Até agora só havia resposta terapêutica injectável. Doença afecta cerca de cinco mil portugueses.
O primeiro medicamento oral para a esclerose múltipla, doença para a qual até agora só havia resposta terapêutica injectável, foi aprovado pela autoridade que regula o sector, o que representa "um importante avanço" para os doentes.

Trata-se de um fármaco cuja substância activa é o Fingolimod e que está indicado para o tratamento em doentes com esclerose múltipla 'surto-remissão' muito activa.

Por se tratar de um medicamento de administração oral, a presidente da Sociedade Portuguesa de
Esclerose Múltipla (SPEM), Manuela Neves, sublinha a importância desta aprovação pela autoridade que regula o sector do medicamento (Infarmed)


"Substituir uma injecção por um comprimido é um grande avanço", disse Manuela Neves.

A presidente da SPEM lembra que só os doentes com indicação médica para a toma deste fármaco o poderão fazer, mas acrescenta que este, e principalmente a sua forma de administração (oral), pode facilitar a dia aos portadores desta patologia, que em Portugal afecta cerca de cinco mil pessoas.


Segundo informação do laboratório que comercializa o Fingolimod, mais de 30 mil doentes em 55 países já foram tratados com esta terapêutica.


Em todo o mundo existem cerca de 2,5 milhões de pessoas com esta doença inflamatória crónica do sistema nervoso central.


A doença manifesta-se em jovens adultos, entre os 20 e os 40 anos de idade, e interfere com a capacidade do doente em controlar funções como a visão, a locomoção, e o equilíbrio.

Fonte - http://www.jornaldenegocios.pt/home.php?template=SHOWNEWS_V2&id=547287&pn=1

Sem comentários:

Enviar um comentário