segunda-feira, 4 de julho de 2011

Utentes passam a poder escolher o seu centro de saúde

Medida do programa do Governo entregue no Parlamento

Os utentes vão poder passar a escolher o centro de saúde onde são seguidos, segundo o programa do Governo esta semana entregue no Parlamento.

O Executivo PSD-CDS quer com esta medida dar “maior protagonismo” aos cidadãos na “gestão activa do sistema”, reforçando a sua liberdade de escolha. Esta escolha será feita dentro de regras de acesso pré-definidas e reguladas, nomeadamente entre operadores do serviço público. “O cidadão deve ser um protagonista activo no exercício do seu direito a cuidados de saúde”, refere o documento, citado pela agência Lusa.

Essa liberdade de escolha vai ser introduzida em várias áreas e serviços, mas de forma prioritária nos cuidados primários, ou seja, nos centros de saúde. Nesta área, o Executivo compromete-se ainda a garantir o acesso a médico de família à generalidade dos cidadãos, “minimizando as actuais assimetrias de acesso”.


Fonte: http://www.alert-online.com/pt/news/health-portal/utentes-passam-a-poder-escolher-o-seu-centro-de-saude?utm_source=NL_NOTICIAS&utm_medium=email&utm_campaign=NL_AHP_20110704

Sem comentários:

Enviar um comentário