segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Febre no bebé pode não ser um sinal de dentição

Estudo publicado na revista “Pediatrics”

Se um bebé está irritadiço, a babar e com febre, com frequência a culpa é atribuída à dentição, mas um estudo recente descobriu que o romper dos dentes pode levar a que a temperatura suba ligeiramente, mas não fora do normal.

Um estudo da Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil, publicado na revista “Pediatrics” descobriu que, embora a temperatura do bebé suba ligeiramente no dia que rompe um dente, a febre não é um sintoma de dentição.

“Não houve qualquer associação entre a febre e o romper dos dentes primários", disse, em comunicado de imprensa, a autora do estudo Joana Ramos-Jorge, acrescentando que esse resultado surpreendeu-a “porque, tal como grande parte da população, também acreditava que a febre poderia ser um sinal do romper de um dente."

E, embora os bebés sejam mais propensos a sintomas como irritabilidade, não conseguir dormir bem e um aumento da salivação no dia que o dente rompe e no dia seguinte, os investigadores não conseguiam distinguir quais os bebés em que o romper de um dente estava prestes a acontecer segundo estes sintomas no dia anterior.

Em geral, o primeiro dente a nascer (normalmente os dois dentes frontais inferiores) acontece quando os bebés têm entre quatro e sete meses. Um ou dois meses mais tarde, geralmente, começam a aparecer os quatro dentes superiores, e a maioria das crianças têm todos os seus dentes primários por volta dos três anos, dizem os especialistas.

Para esclarecer os sinais e sintomas da dentição, os especialistas analisaram 47 bebés, entre os 5 e os 15 meses, durante um período de oito meses. No dia em que o dente rompeu, as crianças eram mais propensas a ter corrimento nasal, diarreia, erupção cutânea, perda de apetite e a sentirem-se irritados, a babarem ou a terem um aumento de salivação e um sono de má qualidade. No entanto, as temperaturas dos bebés tendiam a aumentar apenas uns décimos no dia em que o dente estava a romper e no dia seguinte (cerca de 36,98 C º).


Fonte: http://www.alert-online.com/pt/news/health-portal/febre-no-bebe-pode-nao-ser-um-sinal-de-denticao?utm_source=NL_NOTICIAS_DESTAQUES&utm_medium=email&utm_campaign=NL_AHP_20110822

Sem comentários:

Enviar um comentário