domingo, 29 de setembro de 2019

Usar os pés para pintar: cérebro mapeia-os como mãos
Estudo publicado na “Cell Reports”
Investigadores da Universidade de Londres observaram, pela primeira vez, em pessoas que pintam com os pés, que a atividade dos seus dedos inferiores era mapeada pelo cérebro como dedos das mãos.
 
Daan Wesselink, autor principal, explica que os dedos das mãos estão representados no cérebro, cada um na sua secção. Para os dedos dos pés não existe distinção entre zonas do cérebro.
 
Contudo, nos primatas, que usam também os dedos dos pés para trepar e agarrar, todos os dedos estão especificamente representados no cérebro.
 
Para o estudo, os cientistas recrutaram dois pintores profissionais com os pés no Reino Unido, que também usam esses membros nas atividades do dia-a-dia, e 21 pessoas com as duas mãos, como grupo de controlo.
 
Durante o exame de ressonância magnética funcional, foi analisado o córtex somatossensorial enquanto os investigadores tocavam nos dedos dos pés dos participantes.
 
Foi observado que, no caso dos pintores, certas áreas do cérebro reagiam ao toque nos dedos, assim como havia mapas definidos de cada dedo do pé destro, mas não tanto do pé de apoio. Os controlos não possuíam tal mapa.
 
Outras análises demonstraram que os pés dos pintores estavam representados no cérebro como uma mão, mas não os do grupo de controlo.
 
Por fim, observou-se também que os dedos dos pés dos pintores estavam adicionalmente representados numa parte do cérebro onde deveriam estar as mãos que não possuem.
 
Este estudo vem apoiar a ideia de que a zona de controlo das mãos no cérebro é usada para apoiar outras partes do corpo, como lábios ou pés de pessoas que nascem sem mãos.
 

Sem comentários:

Enviar um comentário