domingo, 28 de outubro de 2018

Força de preensão manual em crianças pode predizer saúde futura
Estudo publicado na revista “The Journal of Pediatrics”
A medição da preensão manual em crianças poderá ajudar a identificar a força muscular das mesmas e a identificar as que poderão beneficiar de mudanças no estilo de vida, apurou um novo estudo.
 
Conduzido por uma equipa de investigadores da Universidade Baylor, Universidade de Michigan e Universidade da Nova Inglaterra, todas nos EUA, o estudo foi o primeiro a demonstrar em adolescentes que a fraqueza muscular geral medida através da preensão manual prognostica problemas de saúde, como doenças metabólicas e cardiovasculares, e mesmo morte precoce.
 
“O que sabemos sobre os miúdos de hoje é que devido à prevalência da obesidade, correm um maior risco de desenvolverem pré-diabetes e doenças cardiovasculares do que as gerações anteriores”, avançou Paul Gordon, do Universidade Baylor e autor sénior do estudo.
 
Para o estudo, os investigadores analisaram a força de preensão manual de 368 crianças de 9 a 10 anos de idade e seguiram-nas durante cerca de dois anos. 
 
Foram ainda medidos outros indicadores de fatores de risco metabólico como a atividade física, forma cardiorrespiratória, massa gorda e massa magra, tensão arterial, níveis de glicose no sangue em jejum e histórico familiar. 
 
No início do estudo, 27,9% dos rapazes e 20,1% das raparigas foram classificados como sendo fracos. Ao longo do estudo, foi observado que os rapazes e raparigas com uma força fraca de preensão manual apresentavam uma propensão para terem problemas de saúde ou mantê-los em relação às crianças que tinham uma força de preensão forte.
 
Por outro lado, as crianças que demonstravam ter uma forte preensão manual, que é um indicador de força muscular, tinham uma maior possibilidade de serem saudáveis ao longo do tempo.
 
Mesmo tendo em conta os outros fatores de risco metabólico, continuou a ser observada uma associação independente entre a força de preensão manual e a saúde cardiometabólica e melhorias na saúde, disse Paul Gordon. O investigador concluiu que além de uma boa alimentação e prática de exercício físico, será importante que os adolescentes mantenham uma boa força muscular.
 
Fonte - http://www.alert-online.com/pt/news/health-portal/forca-de-preensao-manual-em-criancas-pode-predizer-saude-futura

ALERT Life Sciences Computing, S.A. 

Sem comentários:

Enviar um comentário