segunda-feira, 3 de setembro de 2018

Excesso de peso em jovens pode afetar saúde cardíaca posteriormente
Estudo publicado na revista “Circulation”
O excesso de peso, mesmo quando se é jovem, pode prejudicar a estrutura e função cardíaca, conduzindo a doenças cardíacas numa altura posterior da vida, atestou um novo estudo.
 
Conduzido por investigadores liderados por Kaitlin Wade, da Faculdade de Medicina da Universidade de Bristol, Reino Unido, o estudo apurou que possuir um índice de massa corporal (IMC) quando se é jovem adulto pode causar hipertensão e a dilatação do músculo cardíaco. 
 
Para este estudo, os investigadores procuraram encontrar uma relação de causa e efeito entre os comportamentos relacionados com o estilo de vida ou fatores de risco e as doenças cardíacas.
 
Foram usados três tipos diferentes de análises genéticas para procurar identificar evidências do IMC como causador de diferenças específicas em medições cardiovasculares. A equipa contou ainda com dados sobre milhares de jovens saudáveis com 17 e 21 anos de idade que tinham participado noutro estudo da Universidade de Bristol.
 
Como resultado, os investigadores apuraram que um maior IMC causava tensão arterial sistólica e diastólica mais elevada e a dilatação do ventrículo esquerdo (a câmara principal de bombeamento do coração).
 
“O alargamento das paredes das veias é largamente considerado como sendo o primeiro sinal de aterosclerose, uma doença na qual as placas de gordura se acumulam nas artérias e conduzem a doenças cardíacas. No entanto, os nossos achados sugerem, que os IMC mais elevados causam alterações na estrutura cardíaca dos jovens que poderá preceder alterações nos vasos sanguíneos”, comentou Kaitlin Wade.
 
A investigadora concluiu, portanto, que “os nossos resultados suportam esforços de redução do índice de massa corporal para um nível normal, saudável desde cedo para prevenir doenças cardíacas mais tarde”. 
 
Fonte - ALERT Life Sciences Computing, S.A. (http://www.alert-online.com/pt/news/health-portal/excesso-de-peso-em-jovens-pode-afetar-saude-cardiaca-posteriormente?utm_source=NL_NOTICIAS&utm_medium=email&utm_campaign=NL_AHP_20180806)

Sem comentários:

Enviar um comentário