Criado adesivo que mede glicose no sangue de diabéticos
Estudo publicado na revista “Nature Nanotechnology”
Uma equipa de investigadores desenvolveu um novo adesivo para a pela que mede a glicose no sangue de pacientes com diabetes a cada 10 a 15 minutos.
O novo adesivo que tem vindo a ser desenvolvido por Richard Guy do Departamento de Farmácia e Farmacologia da Universidade de Bath, Inglaterra, e colegas, consegue monitorizar os níveis de glicose sem necessidade de picar a pele, e poderá tonar-se uma estratégia não invasiva de monitorização daquela substância nos pacientes com diabetes.
Muitos pacientes com diabetes têm medo da dor e de agulhas, o qual, aliado aos custos e inconveniência do processo de medição da glicose que envolve picar o dedo, torna a manutenção de um bom nível da glicose por vezes difícil.
O adesivo para a pele criado na Universidade de Bath consiste em sensores minúsculos que usam correntes elétricas para retirarem glicose de fluído segregado pelas células dos folículos do pelo. O adesivo transfere a glicose para pequenos reservatórios e mede os níveis daquela substância a cada 10 a 15 minutos.
Os investigadores pretendem que seja possível ao adesivo enviar as medições para o “smartphone” ou “smartwatch” do utilizador para que ele saiba quando necessita de intervir ou tomar medicação.
Adicionalmente, o adesivo não pica a pele e a sua capacidade de medir a glicose a partir de uma área tão minúscula nos folículos dos pelos, confere-lhe muita exatidão, deixando de ser necessário confirmar os resultados através de uma amostra de sangue.
A equipa testou o novo adesivo em pele de porco e em humanos com diabetes, tendo obtido resultados altamente fidedigno. Em humanos saudáveis, o adesivo conseguiu monitorizar os níveis de glicose durante mais de seis horas. Agora, os investigadores tentarão prolongar o período de monitorização para 24 horas e melhorar ainda mais a exatidão de leitura.
Fonte - ALERT Life Sciences Computing, S.A. (http://www.alert-online.com/pt/news/health-portal/criado-adesivo-que-mede-glicose-no-sangue-de-diabeticos?utm_source=NL_NOTICIAS_DESTAQUES&utm_medium=email&utm_campaign=NL_AHP_20180416)
Sem comentários:
Enviar um comentário